25/03/2008

Construindo um sentimento de liberdade para o bem comum da nação sobre o aspecto ao amor ao cidadão da Republica de Angola

“Os seres humanos sujeitos à necessidade estão dispostos à violência sobre os outros”. Isto significa entre outras coisas, que para os pais, falar em liberdade política era uma redundância, pois, a liberdade era um construto humano só possível pela política governamental, se contrapondo ao reino da natureza, no qual não há liberdade, porque é o reino do necessário, e como tal, o reino do mais forte.
Mais sou através deste absoluto entendimento da Democracia’’ seu nome como tudo o que depende não de poucos mais da maioria para enfrentarmos alguns dos desafios históricos do desenvolvimento. E o desafio maior, que não será só de Angola, é o da redução da desigualdade e é o de assegurar a justiça, e a justiça social.
Embora eu, confesso que as percepções sobre democracia, sobre desenvolvimento sobre o ponto de vista de governar para a população da Rp de Angola. (do governo) nem sempre foram coincidentes. Certas oposições mesmo entre liberdade e igualdade, entre propriedade privada e sufrágio universal, entre direitos individuais e justiça social, pois hoje, apesar de não ter sido possível atender às demandas sociais existentes, efectivamente nós percebemos que o sentimento de liberdade e a democracia passam a ter um papel central na possibilidade, até mesmo do próprio desenvolvimento económico. E a capacidade de nós reagirmos contra a existência tradicional da desigualdade, e que se Demanda que, concretamente, haja universalização do acesso aos bens que se consideram os fundamentais no mundo contemporâneo: educação, saúde, apoio à velhice, apoio à juventude, tratamento especial para os jovens, para as mulheres, luta contra a discriminação enfim, uma série imensa de questões que entram na nova agenda, pois este sentimento e o que tem sido presente no manifesto voluntário da comunidade Angolana no âmbito global.
E, sendo firmo que já e hora de construirmos uma unidade colectiva de governo afim de governar para o bem comum desta nova nação em busca de reconciliação e construção do pais.


Gtº Andrade Mazau Dala
Autor

Contato_institutgamdala@hotmail.com
gilbertdala@yahoo.com.br